Anemia Perniciosa ou Deficiência de Vitamina B12

Anemia Perniciosa é um tipo de Anemia de origem autoimune, caracterizada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no Sangue, causada pela deficiência de Vitamina B12, cujo sintoma inicial é o cansaço.

A Vitamina B12 ou Cobalamina é uma Vitamina Hidrossolúvel essencial para:

  1. Formação, integridade e maturação das: Hemácias, Eritrócitos, ou Glóbulos Vermelhos do Sangue, e  responsável, em parte, pela síntese da Hemoglobina, que transporta o oxigênio no Sangue;
  2. Desenvolvimento e manutenção das funções do: Sistema Nervoso. A Vitamina B12, é essencial para a formação da Mielina que recobre os Neurônios, protegendo-os como “uma capa contra choques”.

Principais Características da Anemia Perniciosa

O termo Anemia se refere a uma condição clínica caracterizada pela diminuição da concentração de Hemoglobina por unidade de volume de Sangue, a qual varia de acordo com:

  1. Idade;
  2. Sexo;
  3. Tensão de Oxigênio do ambiente;
  4. Causa Específica: que leva à diminuição da concentração de Hemoglobina.

Fisiologicamente, Anemias levam à redução da capacidade transportadora de oxigênio. No organismo humano, esta é a principal função da Hemoglobina, presente nas Hemácias: Glóbulos Vermelhos do Sangue.

Os Sintomas das Anemias resultam da diminuição dessa capacidade transportadora de oxigênio.

No caso da Anemia Perniciosa, tem-se uma condição clínica na qual o organismo não consegue produzir Células Vermelhas do Sangue Saudáveis, em quantidade suficiente. Isso ocorre devido a uma carência de Vitamina B12, por falta de produção do Fator Intrínseco, que é essencial para absorção desta vitamina.

A absorção da Vitamina B12 é dependente do Fator Intrínseco: uma proteína de transporte que é especialmente produzida pelas Células Parietais do Estômago. Durante o processo digestivo, a Vitamina B12 precisa se ligar ao Fator Intrínseco que a encaminha para receptores específicos na Mucosa Intestinal, no Íleo Terminal, por meio dos quais será absorvida pelas Células da Mucosa.

Em um organismo carente de Vitamina B12, as Hemácias ou Glóbulos Vermelhos do Sangue:

  1. Não se dividem de forma normal;
  2. Tornam-se muito grandes: conhecidas como Megaloblastos;
  3. Têm dificuldade de sair da Medula Óssea: local onde são produzidas;
  4. Há Acúmulo de Hemácias Disformes: na Medula Óssea
  5. Sem Hemácias Suficientes: para transportar oxigênio, o indivíduo se sente fraco e cansado.

Anemia Perniciosa é Macrocítica e Megaloblástica:

  1. Macrocítica: por que ocorre aumento do tamanho das células;
  2. Megaloblástica: caracterizada por células grandes, imaturas e disfuncionais (Megaloblastos).

Fisiopatologia da Anemia Perniciosa

A Anemia Perniciosa é resultante de um mecanismo autoimune, pelo qual a própria atuação do Sistema Imunológico destrói as Células Parietais do Estômago, que produzem o Fator Intrínseco e formam as Glândulas produtoras do Suco Gástrico necessário à digestão.

Em consequência, instala-se uma Gastrite Atrófica, que se caracteriza por inflamação crônica da Mucosa Estomacal e não há produção do Fator Intrínseco necessário à absorção da Vitamina B12 ingerida.

Isso ocasiona a Deficiência de Vitamina B12, levando à Anemia Perniciosa.

Outros fatores e condições que também podem causar Deficiência de Vitamina B12 incluem:

  1. Cirurgias: que reduzem as dimensões do estômago, como Gastrectomias e as Cirurgias Bariátricas;
  2. Doenças Inflamatórias do Intestino: que provocam má absorção;
  3. Uso Crônico de Medicamentos para reduzir a concentração de ácido no suco gástrico, como Omeprazol e Ranitidina ou o uso de Metformina para o tratamento do Diabetes Mellitus;
  4. Alimentação Deficitária: vegetariana desbalanceada ou pobre em alimentos de origem animal;
  5. Filhos de Portadoras de Deficiência de Vitamina B12: se alimentados exclusivamente com leite materno, a partir dos quatro meses de idade, podem apresentar Anemia Perniciosa.

Sintomas e Tratamento da Anemia Perniciosa

Os principais sinais e sintomas da Anemia Perniciosa são:

  1. Perda de apetite;
  2. Perda de peso;
  3. Fraqueza e cansaço;
  4. Coração acelerado;
  5. Dores abdominais,
  6. Enjoos e diarreia;
  7. Alterações de pele e cabelo;
  8. Boca e língua mais sensíveis.

O tratamento da Anemia Perniciosa envolve mudanças na dieta e a suplementação com injeções para restaurar os níveis de Vitamina B12, os quais geralmente são corrigidos em dois meses. Casos graves podem gerar manifestações neurológicas, neuropatia periférica, demência e degenerações subagudas.

No passado, antes de surgir a suplementação, a Anemia Perniciosa costumava ser fatal. Atualmente, com o tratamento apropriado, os portadores podem se recobrar, sentir-se bem, e levar uma vida normal.

Sem tratamento, a Anemia Perniciosa pode se tornar severa e ocasionar sérios problemas ao coração e ao Sistema Nervoso, sendo que alguns efeitos desta anemia podem ser permanentes.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável