Cólon

É a maior porção do Intestino Grosso, que é dividida em: Cólon Ascendente, Cólon Transverso, Cólon Descendente e Cólon Sigmoide; é responsável pela absorção da água das fezes, dando-lhes consistência.

A Saúde do Cólon guarda uma estreita relação com a Saúde e a Imunidade do organismo todo. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o diagnóstico, o tratamento e a cura de uma doença deve passar pela avaliação do Estado de Saúde do Cólon.

Esta parte do Intestino Grosso não é imprescindível à vida e, se necessário, poderá ser completamente removida através de cirurgia, porém com diminuição da Qualidade de Vida do paciente, que passará a conviver com uma Ileostomia: criação de uma abertura ou ânus artificial através da parede abdominal para o interior do Íleo, formando um novo trajeto e local para a saída das fezes, chamado de estoma.

Importância do Cólon para o Organismo Humano

Além de importante órgão do Sistema Excretor, associado ao Intestino Delgado, o Cólon atua para:

  1. Digestão, sendo responsável pela absorção de água;
  2. Eliminação de resíduos alimentares, toxinas e resíduos tóxicos;
  3. Produção de Vitamina B12;
  4. Administração da Flora Intestinal; e
  5. Complexas Funções que regulam a Saúde e a Imunidade do organismo como um todo.

Quando o consumo de alimentos processados, ricos em farináceos, açúcar e aditivos químicos, além de carentes em enzimas digestivas, o Cólon torna-se fragilizado, vulnerável a desenvolver doenças e, aos poucos, vai perdendo sua funcionalidade. Dessa forma, todo o Sistema Excretor passa a funcionar precariamente, com grande sobrecarga para Fígado, Pulmões, Rins e Pele. Somando-se a isso stress, poluições e falta de atividade física, instala-se o Estado de Intoxicação ideal para o declínio da Saúde.

Quando o Cólon não está funcionando bem, tem-se:
  1. Carência de Nutrientes, pela inabilidade de o Cólon de absorvê-los: desnutrição e desvitalização.
  2. Organismo com elevada carga de toxinas, que deveriam ser excretadas;
  3. Sistema Excretor em colapso, com sobrecarga Hepática e Renal
  4. Baixa de: Energia, Concentração Vitalidade e Produtividade.

O Cólon deixa de atuar como uma central de inteligência, Nutrição e Saúde, o Segundo Cérebro, para atuar como “um lixão”, carregado com matéria em decomposição, descargas tóxicas, flatulência (gases abundantes e tóxicos), presença de parasitas e outros micro-organismos patogênicos.

Como prevenir as Doenças Colônicas?

O fato de o Cólon ser a porção do Tubo Gastrintestinal que “hospeda” a Flora Intestinal, quando há constância de maus hábitos alimentares, pode tornar-se alvo de diversas doenças, como Adenomas, Adenocarcinomas, Diverticulose, Colite Ulcerativa, Síndrome do Cólon Irritável, entre outras.

Para prevenir estas doenças que ameaçam esta parte do Intestino Grosso é essencial praticar uma alimentação rica em fibras, especialmente em Fibras Prebióticas.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável