pH: Potencial Hidrogeniônico

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste em uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade (= basicidade) de uma substância ou de um meio qualquer; é uma característica química de todas as substâncias.

Este conceito foi introduzido pelo químico dinamarquês Peter Lauritz Sørensen, em 1909, para facilitar a compreensão, uma vez que esta escala logarítmica representa concentrações muito pequenas.

Importância do pH para a Alimentação e a Saúde

controle de qualidade da água e suas soluções é uma das mais relevantes aplicações do pH, pela importância da água nos processos químicos ou biológicos envolvidos na Alimentação e Saúde:

  1. Processos associados à vida humana e animal;
  2. Relacionados ao Meio Ambiente;
  3. Processos de indústrias Químicas, Biotecnológicas e Farmacêuticas;
  4. Na Agricultura, Piscicultura e suas indústrias relacionadas.

O valor do pH está diretamente relacionado com a concentração (quantidade de íons hidrogênio: H+) e de íons OH- presentes em determinada solução. Quanto menor o pH de uma substância, maior sua concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

O pH varia de acordo com a temperatura, a composição de cada substância e com a concentração de ácidos, metais, sais, e outros, presentes em determinada solução.

A Escala dos Valores de pH

O valor do pH está diretamente relacionado com a concentração (quantidade de íons hidrogênio: H+) e de íons OH- presentes em determinada solução. Quanto menor o pH de uma substância, maior sua concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

O pH varia de acordo com a temperatura, a composição de cada substância e com a concentração de ácidos, metais, sais, e outros, presentes em determinada solução.

A escala  de pH compreende valores que variam de 0 a 14, sendo:

  1. Valor 7: é considerado o pH Neutro;
  2. Zero representa o pH de Acidez Máxima;
  3. Valores de pH entre 0 e 7: substâncias consideradas Ácidas;
  4. Valores de pH entre 7 e 14: substâncias consideradas Básicas ou Alcalinas
  5. Valor 14: representa a Alcalinidade ou Basicidade Máxima;
  6. Valores abaixo de zero ou superiores a 14: podem ser verificados em algumas substâncias, porém ocorrem com certa raridade.

Exemplos de Soluções e Sustâncias com seus pH

Algumas substâncias e soluções com seus respectivos valores de pH:

  1. Vinagre: 2,9
  2. Coca-Cola: 2,5
  3. Saliva Humana: 6,5 – 7,4
  4. Água pura: 7,0
  5. Água do mar: 8,0
  6. Sangue: 7,36 – 7,42

Manutenção do pH do Organismo e sua Importância

É muito importante saber: um bom estado de Saúde exige que o pH dos líquidos corporais, como Sangue, Linfa, Líquido Encefalorraquidiano e Líquidos Intra e Extracelulares sejam sempre levemente alcalino.

Para manter o equilíbrio do pH no organismo é importante evitar alimentos acidificantes, como refrigerantes, doces, farináceos, etc. e consumir alimentos alcalinizantes como hortaliças e frutas in natura.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável