Tremoços

Tremoços são as Sementes ou Grãos de plantas Leguminosas (Leguminosae), pertencentes à Subfamília Papilionoideae, conhecidas como Tremoceiro (especialmente, o “tremoceiro-comum”: Lupinus albus), pertencentes ao Gênero Lupinus e usadas na fixação de nitrogênio nos solos.

As sementes, de cor amarela, não têm aproveitamento agrícola, sendo, geralmente, vendida e consumida em conserva para aperitivos. Os Tremoços são muito comuns e apreciados em cervejarias de Portugal, podendo ser encontrados em determinadas cervejarias do Brasil.

Principais Características dos Tremoços

Os Tremoços in natura são impróprios para o consumo, por conterem um Aminoácido Neurotóxico e uma série de Alcaloides dotadas de efeitos neurotóxicos e hepatotóxicos.

Esses Alcaloides pertencem ao grupo da Quinolizidina e o mais conhecido é a Lupanina ou Lupinina, que torna os grãos frescos ou secos impróprios ao consumo humano, em grandes quantidades e por longos períodos.

Para tornar o consumo dos tremoços sem risco à Saúde, é necessário cozinha-los e depois cobri-los com água fresca e sal. Este remolho em água salgada deverá ser trocado com frequência por diversos dias até os grãos perderem o seu amargor original, pela eliminação dos alcaloides.

Assim preparados, os tremoços são nutritivos e não oferecem nenhum risco à Saúde Humana. Por isso o ideal é consumi-los preparados industrialmente.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável