Fitoquímicos e Sua Importância para a Saúde Humana

Os Fitoquímicos são compostos químicos biologicamente ativos, presentes em vegetais, que conferem benefícios à Saúde humana, atuando na prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares, as dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol e triglicerídios sanguíneos), hipertensão, câncer e outras.

Esses compostos são produzidos pelo metabolismo secundário das plantas, sob a forma de pigmentos coloridos e outras estruturas, que atuam protegendo-as contra radiações ultravioletas, poluentes de solo e ar, oxidações e ataques de vírus, bactérias, fungos, insetos e animais.

Fitoquímicos: Sistema de Defesa das Plantas

Diferentemente dos animais que se locomovem e se defendem, os vegetais são seres sedentários por natureza: não podem se locomover. Por isso precisam produzir substâncias que os defendam das agressões da Natureza… sol, calor, ataque de pragas…. Para isso, produzem seu próprio Sistema de Defesa do qual o ser humano também poderá usufruir, ao consumir de forma regular, estes alimentos.

De acordo com as Ciências Nutricionais, quando os Fitoquímicos são ingeridos, através dos alimentos, continuam a exercer seus efeitos fisiológicos, conferindo à Saúde, os mesmos benefícios que eram dedicados ao organismo vegetal, que lhes deram origem. Este fato explica a importância da inclusão de diversas frutas e hortaliças em nossa alimentação diária, certificando-nos de que realmente a variedade e o colorido das refeições – o famoso “prato colorido” – é essencial para diminuir os riscos de desenvolver doenças crônicas e contribui para uma Vida Mais Saudável.

Fitoquímicos: Micronutrientes da Atualidade!

Diante da prática alimentar atual, rica em excessos e abusos cometidos por muitos indivíduos, a partir do consumo regular e indiscriminado de alimentos industrializados, a Nutrição Funcional conferiu a esses compostos o “status” de Micronutrientes, uma vez que estes tornam-se, cada vez mais, essenciais à manutenção e promoção da Saúde, além de se mostrarem imprescindíveis para a Prevenção das mais diversas Doenças Crônicas, presentes na sociedade atual. As Ciências da Nutrição vêm comprovando: vive-se melhor, quando esses compostos estão presentes no organismo, protegendo as células!

Efeitos Fisiológicos Conferidos pelos Fitoquímicos

As Ciências da Nutrição já identificaram e descreveram as propriedades funcionais de diversos compostos bioativos presentes nos mais variados vegetais: utilizados como alimentos, temperos e fitoterápicos de chás. Estudos que descrevem tais substâncias vêm se intensificando no mundo inteiro, realizados pelos mais renomados Institutos, Universidades e Centros de Saúde; e a lista de resultados cresce a cada dia!

Importante: um mesmo Fitoquímico pode atuar por mecanismos distintos, protegendo e regenerando as células e, consequentemente, promovendo Saúde e prevenindo Doenças Crônicas. Dentre os principais Fitoquímicos estudados encontram-se clorofila, betacaroteno, licopeno, luteína, isoflavonas, polifenóis e muitos outros, desempenhando várias ações protetoras, dentre as quais, tem-se:

1. Ação Antioxidante

Combate os radicais livres, defendendo o organismo contra o envelhecimento precoce.

2. Ação Fotoprotetora

Defendem as células contra os danos causados pelos fortes raios-ultravioleta, protegendo o DNA contra mutações genéticas responsáveis pelo desenvolvimento dos diversos tipos de Câncer.

3. Ação Desintoxicante e Carminativa

Atuam como hepatoprotetores e auxiliares da depuração e limpeza do organismo contra toxinas diversas.

4. Ação Anti-inflamatória

Combatem as inflamações orgânicas, incluindo aquelas responsáveis pelas Alergias.

5. Ação Imunomoduladora

Estimulam, modulam e potencializam a imunidade do organismo.

6. Ação Anticarcinogênica

Protegem contra o Câncer, combatendo a proliferação de células tumorais.

7. Ação Antimicrobiana

Combatem a atuação de vírus, bactérias, fungos e outros micro-organismos.

8. Ação Estrogênica

Auxiliam na redução e/ou alívio de sintomas da Menopausa, ao modular a ação estrogênica.

Vitaminas, Minerais e Fitoquímicos: Qual a Diferença?

As Vitaminas e os Minerais não fornecem energia (como os Macronutrientes), mas são essências à Vida, pois participam de diversas funções metabólicas para a regulação do organismo sendo que, no caso dos Minerais há também a função estrutural, como formar ossos e dentes. Por sua vez, os Fitoquímicos também não fornecem energia, mas são essenciais à Saúde, pois exercem funções fisiológicas para manter, defender e promover a Saúde, prevenindo as Doenças Crônicas tão comuns na atualidade.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável