O Limão e Suas Propriedades Terapêuticas

O limão é um grande presente da Natureza, pelos vários benefícios que pode conferir à Saúde Humana. Entretanto, por possuir forte sabor azedo, muitas pessoas têm a tendência de repudiá-lo e ignorar seu grande Valor Nutricional, sem reconhecer as inúmeras funções que a fruta pode exercer, tanto para promover quanto para recuperar e proteger a Saúde do organismo.

Esse comportamento pode ter evoluído a partir da suposição de que a fruta agride o estômago, que pode afinar o sangue, e de que pode acidificar, descalcificar e enfraquecer o organismo.

Entretanto, tudo isso não passa de um grande engano, pois o limão não agride o aparelho digestório, ao contrário, age como cicatrizante para as lesões das mucosas gástrica e intestinal, além de possuir muitas outras Propriedades Nutricionais e Terapêuticas relatadas a seguir.

Propriedades Nutricionais e Funcionais do Limão

O limão é uma fruta cítrica, porque contém cerca de 6% de ácido cítrico no suco de qualquer uma das suas variedades: Siciliano (o verdadeiro), limões Cravo, Rosa, Capeta ou Vinagre (os rústicos), Tahiti (o enxertado e sem sementes) ou o limão Galego.

Este teor em ácido cítrico diferencia o limão das demais frutas cítricas, (laranja, acerola, etc. nas quais o teor deste ácido é dez vezes menor), além de conferir-lhe poderes: alcalinizante, mineralizante, bactericida, antioxidante, cicatrizante, depurativo, digestivo e facilitador do metabolismo das gorduras.

1. Ação Alcalinizante

Quimicamente, o ácido cítrico, dentro do organismo, funciona como agente alcalinizante, graças ao seu poder de estabelecer uma condição levemente básica ou alcalina (pH entre 7,36 e 7,42) nos líquidos corporais, como sangue, líquido cefalorraquidiano, linfa e nos líquidos intra e extracelulares. Variações bruscas de pH colocam a vida em risco e predispõem o organismo ao desenvolvimento de doenças.

Por exemplo, um pH sanguíneo levemente ácido (de 6,95) poderá levar a um estado de coma e pH a partir de 7,7 (um pouco mais alcalino) irá desencadear convulsões. Metabolicamente, uma estabilidade levemente alcalina nos líquidos corporais é a condição ideal para que todos os processos orgânicos ocorram de forma saudável e equilibrada.

2. Ações Mineralizante e Bactericida

O limão atua como agente para fixação dos sais minerais (poder mineralizante) graças ao seu elevado teor de ácido cítrico que, quimicamente, se combina com os minerais livres no organismo (cálcio, magnésio, zinco, ferro, e outros), formando seus respectivos citratos: sais que, além de conferir o pH ideal ao meio interno, irão auxiliar na absorção de seus metais.

A indústria alimentícia utiliza, amplamente, os citratos como conservantes naturais, para combater o crescimento de bactérias, bacilos e fungos. Dessa forma, o elevado teor de ácido cítrico presente no limão faz dessa fruta um excelente agente bactericida, ou seja: um Antibiótico Natural.

3. Ações Antioxidante e Cicatrizante

Além do ácido cítrico, estão presentes no limão a vitamina C e os flavonoides (película branca interior à casca) que conferem a essa fruta seus poderes de agentes antioxidante e cicatrizante. Através de seu poder antioxidante, o limão bloqueia a ação dos radicais livres, que levam as células ao envelhecimento e à morte. Dessa forma, o limão além de retardar o envelhecimento do corpo, atua como cicatrizante, regenerando os tecidos inflamados e cicatrizando as mucosas lesadas, isto é, conduzindo todos os órgãos do aparelho digestório ao estado e funcionamento ideais: promotor de bem-estar, saúde e longevidade.

4. Antibiótico e Depurativo

Graças ao seu elevado teor em vitamina C (ácido ascórbico), o limão é um poderoso antibiótico e depurativo (purificador do sangue), além de ter seus poderes alcalinizante e antioxidante aumentados.  A ação depurativa do limão é bastante eficaz na desintoxicação do organismo: ajuda a minimizar a retenção de líquidos (propriedades diuréticas); tonifica o fígado e desintoxica o sangue, equilibrando o metabolismo de queima da gordura corporal.

5. Digestivo e auxiliar na queima de gordura corporal

O sumo do limão estimula a produção de saliva e dos sucos gástricos, atuando como um excelente agente digestivo. Graças ao seu pH ácido associado ao trabalho enzimático, a fruta promove quebra das cadeias proteicas, facilitando a digestão das carnes e proteínas em geral. Um estudo, publicado no Journal Pharm Biomed Analysis, mostrou que o limão facilita o metabolismo das gorduras.

Outra Pesquisa publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, realizada em animais, comprovou que os polifenóis encontrados no limão (seus flavonoides), foram capazes de eliminar o tecido adiposo e inibir o ganho de peso. Assim, o limão vem sendo estudado e comprovado sua eficácia nos tratamentos contra a obesidade.

Outros Nutrientes Importantes Presentes no Limão

O limão também possui vitaminas C e do Complexo B; minerais como, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e sódio; Pectinas; Flavonoides (citrina, rutina e hesperidina); e D-limoneno.

Durante o processo digestivo, as fibras se transformam em um “gel aderente”, que impede a absorção das gorduras (auxiliam no controle dos níveis de colesterol, combatendo as dislipidemias), retardam o esvaziamento gástrico (sendo grandes auxiliares no tratamento do Diabetes Mellitus, por promover uma absorção mais lenta da glicose, evitando a secreção exagerada de Insulina: os “picos de Insulina”), e auxiliam na desintoxicação e depuração do organismo, ao englobar as toxinas, levando-as para as fezes, para que sejam eliminadas do corpo. Além disso, por absorverem água, essas fibras, “incham”, proporcionando sensação de saciedade, e contribuindo no combate à obesidade e controle do peso ideal.

Por tudo o que foi exposto acima, pode-se concluir que todos os componentes químicos do limão são responsáveis por suas propriedades terapêuticas.

Na verdade, todos os nutrientes desta fruta agem sinergicamente para: fortalecer o Sistema Imune, desintoxicar e proteger o corpo, promovendo Saúde e Cura (quando necessário), prevenindo doenças, retardando o envelhecimento do organismo e conferindo longevidade. Portanto, muito além de ser um alimento funcional, o limão é o medicamento mais poderoso da Natureza!

Para Finalizar: um Cuidado Muito Importante

Ao manusear o limão, lavar muito bem as mãos e o local onde este tenha sido manuseado, antes de se expor ao sol. Caso contrário, poderá desencadear a Fitofotomelanose, uma manifestação química alérgica, caracterizada pelo surgimento de manchas escuras nas áreas corporais afetadas.

Isso acontece por que o limão é rico em Furocumarina, uma substância fotossensibilizante, que, em contato com a pele, é rapidamente absorvida e, com a exposição solar, irá provocar a reação fotoquímica mencionada, muito semelhante a uma queimadura. Portanto: muito cuidado ao manusear o limão!

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável