Leite de Quinoa: Preparo e Benefícios do Consumo

O Leite de Quinoa é uma das opções mais nutritivas, dentre os leites vegetais, à disposição de indivíduos alérgicos à proteína do leite e intolerantes à lactose. Ultimamente, este leite vem sendo utilizado também como alternativa para bebês e crianças que sofrem com Refluxo Gastroesofágicos e Gastroenterites.

A Quinoa é um Pseudocereal com excelente composição de Aminoácidos Essenciais, constituindo uma proteína com elevado valor biológico, comparável às proteínas do leite e do ovo.

Além desse excelente perfil proteico, os demais nutrientes da Quinoa, como vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos lhe conferem um enorme potencial para a produção de um nutritivo e funcional extrato líquido: o Leite de Quinoa para enriquecer o cardápio diário daqueles que buscam uma alimentação saudável.

Benefícios do Consumo do Leite de Quinoa

Graças ao seu excelente perfil nutricional, o Leite de Quinoa é ideal não apenas para enriquecer várias receitas para o cardápio diário, como vem também sendo empregado como alternativa para bebês que sofrem com alergias e intolerâncias alimentares e para aqueles que apresentam Refluxo Gastroesofágico.

Entre as principais indicações e os grandes benefícios pelo consumo do Leite de Quinoa, tem-se:

1. Na Alimentação Complementar de Bebês

Para o preparo de mingau, papinhas, sopinhas e vitaminas de bebês em alimentação complementar. Pelo seu perfil de aminoácidos essenciais semelhante ao da Caseína do leite, a adição desse extrato às receitas dos bebês irá garantir elevado valor nutricional a esta fase fundamental do desenvolvimento humano.

2. Alimentação para Grupos de Risco

O Leite de Quinoa é ideal para ser incluído na alimentação de Convalescentes, crianças, Gestantes, Nutrizes, Idosos e Portadores de Doenças carenciais. A inclusão deste leite na alimentação diária deste público será de grande auxílio, para acelerar a recuperação e para prevenir a Desnutrição.

3. Alternativa para Intolerantes à Lactose e Alérgicos à Caseína

Este leite pode ser adicionado em receitas variadas, como vitaminas, assados, bolos e outras, tanto para adultos, quanto para crianças. Esta experiência vem sendo realizada com sucesso, no Brasil e no Mundo.

Na Bolívia, Viviana Soruco estudou unir Quinoa e Amaranto para alimentar sua filha de 11 meses, que sofria com Gastroenterites decorrentes de intolerância à Lactose. Soruco passou a fazer o leite e misturá-lo às papinhas com frutas, sopinhas e mingaus, para alimentar a filha, que começou a superar a diarreia que persistia há mais ou menos cinco meses, dando início à recuperação de seu Estado Nutricional.

Soruco compartilhou seu aprendizado e receitas com outras mães, que passavam por experiências semelhantes com seus bebês. A seguir, levou “sua mistura” para concursos de ideias inovadoras na Bolívia, quando chamou a atenção de investidores interessados em fabricar “sua papinha” em larga escala.

Em 2010, Soruco instalou uma pequena fábrica ao sul de La Paz, onde começou a envasar seus produtos sob a marca Wawa, para abastecer o mercado boliviano.

Em três anos, a marca alcançou forte presença local e passou a desenvolver um plano de expansão com vistas à exportação para Brasil, Chile, Colômbia e Peru. De acordo com Mario Indaburu, gerente de produção da empresa, “este é um produto que pulou da cozinha para a fábrica”.

3. Alternativa para Bebês com Refluxo Gastroesofágico 

Os grãos de Quinoa são ricos em vitaminas A, B1, B2 e B3, B6, E e C; minerais ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e cálcio; proteínas e fibras solúveis; considerado o alimento mais completo que existe.

Por isso, este leite, cuidadosamente preparado, vem sendo utilizado na alimentação de bebês que sofrem com Refluxo Gastroesofágico, com sucesso e vem sendo relatado e compartilhado por diversas mães.

Preparo Caseiro do Leite de Quinoa

O Extrato ou Leite de Quinoa é um Ingrediente Funcional indispensável da Culinária Funcional. Para aqueles que desejam inclui-lo na alimentação, aqui está a receita segura para preparar e experimentar!

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de quinoa em grãos
  • 3 litros de água filtrada

Preparo

1. Lavar, os grãos de Quinoa, despejá-los em um recipiente, cobrir com 2 xícaras de água e deixá-los de molho, por 12 horas. Este processo de remolho constitui o preparo dos grãos de Quinoa.

2. O remolho é essencial para hidratar os grãos, mas em especial, para eliminar ou minimizar os Fatores Antinutricionais, que são responsáveis pelo sabor amargo acentuado e característico desses Pseudocereais. 

3. Após as 12 horas, escorrer os grãos, descartar a água e enxaguá-los em água corrente.

4. Colocar os grãos em uma panela com ½ litro de água, levar ao fogo, deixar ferver por 5 minutos.

5. A seguir, escorrer os grãos e descartar a água da fervura.

6. Recolocar os grãos na panela com 1 e ½ litro de água, levar ao fogo e deixar ferver por 15 minutos.

7. Despejar tudo no liquidificador: os grãos com a água do cozimento.

8. Bater tudo muito bem e coar em um pano de prato limpo.

9. Despejar o leite em um recipiente de vidro e manter na geladeira, para ser consumido em até três dias.

10. O ideal é preparar apenas o suficiente para ser consumido dentro desse prazo, para não estragar.

11. Utilizar o leite para enriquecer e complementar vitaminas, papinhas, mingaus e receitas em geral.

12. Criatividade para utilizar: o céu é o limite!

Bom Apetite!
Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável