Abacaxi: Refrescante, Nutritivo e Funcional

O Abacaxi é uma fruta tipicamente tropical originária da America do Sul, muito apreciada no mundo todo, que se destaca não apenas pelo seu delicioso sabor, mas também pelos inúmeros benefícios que pode conferir à Saúde humana, graças às suas propriedades Nutricionais, Funcionais e Terapêuticas.

Segundo historiadores, quando Colombo chegou à Ilha de Guadalupe, no Novo Mundo, o Abacaxi lhe foi oferecido, em um gesto de hospitalidade e boas-vindas. A fruta foi considerada semelhante ao fruto do pinheiro europeu, e foi chamada de “piña”, como é conhecida até hoje, nos países de língua espanhola.

Pertencente às Bromelíaceas, o Abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta originária do Brasil e da Região onde hoje situa-se o Paraguai. Após a descoberta da América pelos espanhóis, a fruta foi levada para a Europa e nos Séculos XV e XVI espalhou-se pelo Mundo todo, levado pelos marinheiros europeus.

>>>> Ir para: Como Incluir esta Fruta no Cardápio

Os Nutrientes do Abacaxi e Seus Benefícios

Abacaxi é um alimento funcional que produz efeitos fisiológicos terapêuticas a partir de uma polpa suculenta de aroma forte, sabor variando do muito doce ao bastante ácido e rica nos seguintes nutrientes:

1. Vitaminas

1. Vitamina A: auxilia na preservação da Visão e protege contra as infecções.

2. Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9): em conjunto, contribuem para o Metabolismo energético e para a Saúde de Músculos, Coração, Sistema Nervoso e Sistema Imunológico.

3. Vitaminas Antioxidantes C e E: proteção antioxidante contra os radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias das articulações e envelhecimento precoce

2. Sais Minerais

O Abacaxi é rico em Magnésio, Cobre, Iodo, Manganês e Potássio, que juntos agem beneficiando: Tecidos Conjuntivo e Ósseo; Metabolismo de Gorduras e Carboidratos; absorção de cálcio e controle glicêmico.

A presença desses minerais confere, a esta fruta, ação alcalinizante: o poder de combater a acidez do organismo, auxiliando a manutenção do pH ideal; importante no combate à formação de cálculos Renais.

3. Água

Água é 86% desta fruta, o que lhe confere propriedades de excelente diurético natural e contribui com suas características de fruta refrescante, desintoxicante, alcalinizante e promotora de Saúde e Bem-estar.

4. Fibras Solúveis

São fibras que absorvem água, aumentam o volume estomacal, promovendo maior período de saciedade, auxiliando o bom funcionamento intestinal e promovendo a Saúde da Mucosa Intestinal.

Além disso, estas fibras protegem o organismo contra Dislipidemias e Diabetes, ao atraírem as moléculas de gorduras e glicose, auxiliando no controle dos níveis sanguíneos de Colesterol e de Glicose. 

5. Nutrientes da Casca do Abacaxi

A casca desta fruta também é rica em nutrientes o que torna sua utilização, após devida higienização, muito importante e nutritivo para o preparo de deliciosos chás, sucos, bebidas e gelatinas para o Verão.

6. Antioxidantes

O Abacaxi é muito rico em Fitoquímicos com ação antioxidante, entre os Carotenoides e os Compostos Fenólicos, que juntos com vitaminas e minerais contribuem para as propriedades funcionais da fruta.

7. Ácidos Orgânicos do Abacaxi

Os Ácidos Cítrico, Málico e Oxálico, que em conjunto atuam com os sais minerais, vitaminas e fitoquímicos são responsáveis pelos efeitos alcalinizantes, desintoxicantes e mineralizantes do abacaxi.

8. Enzima Bromelina

Outra grande riqueza do abacaxi é a enzima Bromelina, presente no miolo (presente principalmente na sua parte central e dura), que promove a quebra de proteínas e gorduras, facilitando a digestão, além de melhorar a função intestinal, graças às suas propriedades desintoxicantes e antioxidantes. Entretanto, os efeitos fisiológicos desta enzima no organismo vão muito além de sua ação proteolítica.

Estudos Científicos vêm comprovando os benefícios do uso de Bromelina nos tratamentos das condições inflamatórias e a sua eficácia em vários outros problemas de Saúde, como por exemplo em:

  1. Problemas Digestivos;
  2. Distúrbios Respiratórios;
  3. Problemas Circulatórios.

A Bromelina foi introduzida como agente terapêutico em 1957 e desde então, Alemanha, Canadá, EUA, Itália e Japão vêm associando esta enzima aos fármacos para potencializar a absorção de princípios ativos. Por exemplo, a Bromelina aumenta a ação de Antibióticos e de drogas usadas em Quimioterapia.

A Bromelina também é utilizada na Culinária, para o amaciamento químico da carne. A enzima gera uma hidrólise geral dos componentes estruturais da carne bovina, sem que haja perdas no valor nutricional.

As Propriedades Funcionais do Abacaxi

Em conjunto, os Nutrientes presentes no Abacaxi determinam seus importantes efeitos fisiológicos, que resultam nas Propriedades Funcionais Terapêuticas e Preventivas desta fruta contra as doenças.

Estas Propriedades Funcionais Terapêuticas e Preventivas podem ser divididas em dois grupos:

  1. Efeitos Resultantes da Ação da Enzima Bromelina 
  2. Efeitos Resultantes da Sinergia entre os Nutrientes

1. Efeitos Resultantes da Ação da Enzima Bromelina

baixa toxidade da Bromelina é uma das principais vantagens desta enzima sobre medicamentos disponíveis para efeitos similares aos seus. O uso da Bromelina não é agressivo ao Metabolismo humano.

A Bromelina teve sua eficácia comprovada para a obtenção dos seguintes Efeitos Fisiológicos:

1. Agente Mucolítico

Bromelina dissolve o muco (catarro) dos pulmões, o que favorece uma limpeza geral, facilitando a expectoração e o trânsito intestinal: “é como se tivesse sido passado uma esponja”.

2. Ação Anti-inflamatória

A Bromelina auxilia na desobstrução da Circulação, atuando como um anti-inflamatório natural muito eficaz para o tratamento de contusões, entorses e distensões, agindo para:

  1. Reduzir a retenção hídrica e o inchaço;
  2. Aliviar e diminuir a sensibilidade e a dor;
  3. Prevenir e reduzir a incidência de Edemas (inchaços) pós-operatórios;
  4. Acelerar o processo de cura.

As propriedades anti-inflamatórias da Bromelina no tratamento das Doenças Reumáticas e Doenças das Articulações, como Artrite Reumatoide, Artrose, Osteoartrite, Esclerodermia, dores Ciáticas, Bursite e Tendinite são reconhecidas pelas Associações Brasileiras de Nutrologia e de Reumatologia.

3. Ação Anticoagulante

A Bromelina atua inibindo a agregação plaquetária, impedindo a formação de coágulos sanguíneos (os trombos). Este efeito é de grande importância na prevenção e tratamento dos acidentes vasculares.

4. Agente Digestivo

A Bromelina é indicada no tratamento dos Distúrbios Pancreáticos. Esta é sua principal propriedade funcional, pois ao atingir o Estômago, a Bromelina auxilia os Processos Digestivos da seguinte foma:

  1. Desdobrando as proteínas dos alimentos;
  2. Facilitando a digestão das gorduras;
  3. Agilizando o aproveitamento dos nutrientes;
  4. Favorecendo e acelerando a digestão de refeições pesadas. 
5. Potencializador do Sistema Imunológico

A Bromelina é um grande fortalecedor do Sistema Imune, graças às suas atuação como agente:

  1. Antitumoral e Antimutagênica: que inibe a formação de tumores;
  2. Modulador de Citocinas: substâncias que atum na Imunidade corporal;
  3. Acelerador dos: Processos de Cicatrização;
  4. Dinamizador do: Processo de Cura do Organismo.

2. Efeitos Resultantes da Sinergia entre os Nutrientes

Abacaxi recebeu status de alimento funcional, graças à sua composição em Nutrientes Funcionais, que lhe confere importantes efeitos fisiológicos, mostrando que além de nutrir o corpo, o Abacaxi é:

  1. Digestivo: auxilia os Processos ligados à Digestão, auxiliando no aproveitamento dos nutrientes;
  2. Alcalinizante: combate a acidez e auxilia na regulação do pH
  3. Desintoxicante e Depurativo: auxilia na limpeza do organismo e eliminação de toxinas;
  4. Antioxidante: combate a oxidação e o envelhecimento precoce;
  5. Diurético Natural: combate retenção hídrica e distensão abdominal;
  6. Mineralizante: auxilia na absorção de minerais importantes e combate a formação de cálculos renais;
  7. Atua em prevenção e combate às doenças crônicas: Diabetes Mellitus, Doenças Cardiovasculares;
  8. Anti-inflamatório Natural: combate os processos que envolvem todos os tipos de inflamações;
  9. Antibiótico Natural: potencializa as defesas naturais do organismo contra agentes infecciosos;
  10. Promotor do bom funcionamento intestinal: combate a Obstipação (prisão de ventre);
  11. Promotor da Saúde e do Bem-estar: refrescando, prevenindo e combatendo a desidratação;
  12. Promotor do Emagrecimento Saudável: auxilia na queima de gorduras.

[sta_anchor id=”abacaxi-cardapio”]Como Incluir o Abacaxi no Cardápio[/sta_anchor]

O Abacaxi é uma das frutas tropicais mais populares e consumidas no Mundo.

Em países de língua espanhola, a fruta é muito utilizada no preparo de coquetéis e drinks para serem servidos em festas, como a famosa bebida “piña colada”, prepara à base de suco de abacaxi e rum.

Ácidos orgânicos, água, antioxidantes e fibras solúveis conferem propriedades físico-químicas, aroma, ação refrescante e sabor especias, ao Abacaxi. Tudo isso torna esta fruta ideal tanto para ser consumida in natura, quanto como ingrediente de bebidas e sobremesas funcionais, apropriadas para o Verão:

  1. Água Saborizada;
  2. Sucos Funcionais;
  3. Sorvetes;
  4. Picolés;
  5. Pudim com Sementes de Chia;
  6. Gelatinas;
  7. Mousses;
  8. Bebidas energéticas. 

Portanto, é muito importante aproveitar a safra de Abacaxi para fazer desta fruta refrescante, nutritiva e funcional, a sobremesa do dia a dia e também compor deliciosos sucos, chás e sobremesas.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável