Batata Yacon: Leve, Nutritiva e Funcional

Batata Yacon, vem chamando a atenção como “batata protetora dos diabéticos”, graças ao alto teor de Carboidratos Não Digeríveis presentes em suas raízes, que a diferencia das demais Raízes Tuberosas.

Batata Yacon apresenta uma grande semelhança com a Batata Doce, outras Raízes Tuberosas e Tubérculos. A diferença entre estas hortaliças está no tipo de carboidrato armazenado em suas raízes, que no caso da Batata Doce e demais raízes é Amido, enquanto na Batata Yacon são carboidratos indigeríveis, conhecidas como Frutanos, que agem no organismo humano como Fibras Prebióticas.

Os Frutanos não são digeridos pelas enzimas do Trato Gastrintestinal humano, chegando intactas ao Intestino Grosso, onde são fermentadas por Bactérias Benéficas, que promovem a Saúde  do organismo. 

Por isso, a Batata Yacon é muito leve e funcional, isto é: não engorda como as demais Raízes Tuberosas e possui grande potencial para atuar no controle de níveis Glicêmicos, auxiliando Diabéticos.

Batata Yacon: Principais Nutrientes e Benefícios

A Batata Yacon (Smallanthus sonchifolius) é originário das Cordilheiras dos Andes, onde era cultivado há milhares de anos, pelas Civilizações Mesoamericanas Pré-Colombianas: Incas, Astecas e Maias, em Regiões que se estendem da Venezuela ao Norte da Argentina, tendo como principais produtores Colômbia, Equador e Peru.

I. Principais Características da Batata Yacon

A palavra Yacon deriva do indígena Quéchua (Yakku = “insípido” e Unu = “água”): que significa aguado.

1. Raízes: são fusiformes, apresentando grande variação no tamanho, formato e peso.

2. Sinônimos: Batata Diet, Batata dos Diabéticos ou simplesmente Yacon.

3. Cor da casca: varia do marrom a uma tonalidade arroxeada.

4. Cor da polpa comestível pode ser branca, amarela, laranja ou roxa, dependendo da variedade.

5. Textura: macia e “suculenta com firmeza”, semelhante às da Pera e do Melão.

6. Sabor: suave e adocicado como o das furtas, em especial o das Peras.

7. Sensação ao Saborear: muito semelhante ao de frutas tropicais refrescantes.

8. Diferença Comparando-se às demais Raízes Tuberosas: não armazenam amido em suas raízes.

9. Raízes de Yacon armazenam Frutanos: um tipo de carboidratos que, por não serem digeridos pelas enzimas do Trato Gastrintestinal Humano, seguem intactos para o Intestino Grosso, onde são fermentados por Bactérias Probióticas da Microbiota Intestinal, promotoras da Saúde e da Imunidade.

10. Cultivo em Expansão: por ser de muito fácil manejo e processamento, e constituir uma rica fonte de Nutrientes Bioativos, vem sendo cultivado em diversas Regiões do Mundo, como Nova Zelândia, Japão, República Checa, Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas, Rússia, Estônia, Eslováquia, China, Taiwan e Brasil.

11. Início do Plantio no Brasil: a Batata Yacon teve sua introdução em território nacional em 1989, mas somente em 1994 foram registrados os primeiros plantios comerciais, por imigrantes japoneses no interior de São Paulo, graças à grande capacidade de adaptação da planta ao clima e ao solo.

II. Principais Nutrientes Encontrados na Batata Yacon

Os benéficos do Yacon para a Saúde decorrem da sinergia ocorrida entre seus Nutrientes, listados abaixo:

1. Vitaminas

1. Vitamina A – importante para a Saúde da pele e dos olhos, e fundamental nesse combate às infecções, e antioxidante; protege o organismo contra a ação deletéria dos radicais livres.

2. Vitamina B1: Tiamina – atua no metabolismo dos carboidratos e na produção de energia a partir da glicose, sendo muito importante ainda para a contração muscular e o bom funcionamento do coração.

3. Vitamina B2: Riboflavina – desempenha importante papel no metabolismo energético; proteção da Bainha de Mielina, que reveste os nervos; na Saúde do Sistema Nervoso, da Boca e dos Olhos.

4.  Vitamina B3: Niacina – participa dos processos de digestão e absorção de Carboidratos, Gorduras e Proteínas, e da Produção de Energia a partir destes Nutrientes; auxilia na eliminação de toxinas.

2. Minerais

1. Potássio – é o mineral mais abundante no Yacon; está presente em quantidades superiores àquelas de frutas muito consumidas, como banana, laranja, limão, goiaba, maçã, mamão, manga, melancia, melão e pera. Este mineral está envolvido em diversas funções essenciais ao funcionamento do organismo:

  1. Balanço e Distribuição de Água;
  2. Equilíbrio Osmótico; 
  3. Equilíbrio Acidobásico;
  4. Regulação das Atividades Cardíaca e Neuromuscular.

2. Cálcio – importante para formação e manutenção de dentes e ossos, e comunicação celular.

3.  Fósforo – muito importante para formação e manutenção de ossos, dentes e membras celulares; boa disposição; metabolismo de carboidratos e reações químicas que liberam energia no organismo.

4. Magnésio – importante para os Sistemas: Ósseo, Nervoso e Cardiovascular; regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue; melhorar a absorção do cálcio e da Vitamina D.

5. Sódio – essencial para equilibrar os líquidos corporais, juntamente com o potássio e o cloreto; manutenção do equilíbrio ácido básico; excitabilidade de músculos e controle da pressão osmótica.

6. Ferro – essencial à: Imunidade, respiração, vitalidade e atuar em prevenção e combate à Anemia.

7. Zinco – fundamental para a pele e a cicatrização; está presente em mais de 200 enzimas importantes para o bom funcionamento do metabolismo, do Sistema Imune e do organismo como um todo; essencial para promover o crescimento adequado e atuar na recuperação e cicatrização dos tecidos corporais.

8. Manganês e Cobre – participantes de enzimas reguladoras do metabolismo e do Sistema Antioxidante.

3. Carotenoides

Especialmente Betacaroteno, que com sua ação antioxidante, contribui para:

  1. Manter a Saúde da Pele: combatendo os Radicais Livres e o envelhecimento precoce;
  2. Proteger a Visão: contra a degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade;
  3. Manter a Saúde do Sistema Cardiovascular: reduz o risco de Infartos e AVC;
  4. Fortalecer o Sistema Imunológico: prevenção de gripes, resfriados e infecções.
4. Compostos Fenólicos

A Batata Yacon é uma importante fonte de Ácido Clorogênico e Ácido Cafeico: dois potentes Agentes Antioxidantes que protegem as células e o organismo contra a oxidação e o envelhecimento precoce.

5. Frutanos

São carboidratos indigeríveis pelas enzimas gastrintestinais humanas: Fruto-oligossacarídeos (FOS) e Inulina, armazenados em alta concentração, nas raízes da Planta do Yacon, que atuam no organismo como Fibras Prebióticas, alimentando as bactérias “do bem”, que compõem a Microbiota Intestinal.

Ao alcançarem o Cólon, os Frutanos são parcial ou totalmente fermentados por bactérias que habitam o Cólon, no Intestino Grosso. Desta forma, os FOS e a Inulina servem como “comida” para estas bactérias, estimulando o seu crescimento, o que irá promover diversos efeitos fisiológicos benéficos, como:

1. Promover Saúde Intestinal: ao alimentarem as Bactérias Benéficas da Microbiota Intestinal, os FOS e Inulina fortalecem a Saúde da Mucosa Intestinal, prevenindo Disbiose e diversas doenças intestinais.

2. Fortalecer o Sistema Imunológico: ao proteger a Mucosa Intestinal, os FOS e a Inulina fortalecem os mecanismos de defesas naturais do organismo, potencializando a Imunidade.

3. Controlar Níveis Sanguíneos de Glicose: por propiciar uma absorção mais lenta de carboidratos, pela presença de FOS e Inulina, e evitar “picos” na secreção de Insulina pelo Pâncreas.

4. Promover Controle dos níveis Sanguíneos de Colesterol e Triglicerídios: a presença dessas fibras reduzem a absorção das gorduras provenientes das refeições ingeridas.

5. Combater “Inchaço Abdominal” e Obstipação: a presença destas fibras confere um leve efeito laxativo, que contribui para eliminar o inchaço que seria causado pela “prisão de ventre” combatida.

6. Contribuir para o Emagrecimento Saudável: por não armazenarem amido, e sim carboidratos indigeríveis, que reduzem o apetite por prolongarem a Sensação de Saciedade após as refeições.

6. Teor de Umidade: Água

A Batata Yacon presenta cerca de 70 a 90% de umidade, sendo muito superior à encontrada na maioria das raízes e tubérculos encontrados no Brasil, e semelhante ao teor encontrado em frutas, como maçã, pera, melancia, mamão, dentre outras. Este teor de umidade contribui positivamente para lhe conferir:

1. Leveza: pelo seu baixo valor energético, pois, ao contrário das demais raízes, não é fonte de amido.

2. Redução de sua vida de prateleira: máximo 7 dias em condições não refrigeradas, pois seus tecidos internos são delicados, podendo romper-se facilmente durante a colheita, embalagem e transporte.

 Batata Yacon: Um Alimento Funcional

Embora seja de origem Andina, o Japão foi o responsável pela dispersão do Yacon para os demais países, ao divulgar seu potencial medicinal, descoberto por Estudos realizados na Universidade de Fukushima, demonstrando que essas raízes podem realmente contribuir para o tratamento do Diabetes Mellitus, pelo seu grande potencial em reduzir as taxas de glicose no sangue: a Glicemia.

Desde então, o Yacon vem sendo alvo de novos Estudos e Pesquisas, inclusive em Universidades Brasileiras as quais vêm confirmando seu grande potencial como Alimento Funcional.

De acordo com Pesquisas que estudam e descrevem os Nutrientes Funcionais presentes no Yacon, seu consumo regular pode conferir importantes propriedades funcionais para a Saúde do organismo:

1. Prevenção de Síndrome Metabólica

Um Estudo realizado na Universidade de Louvain, na Bélgica, afirma que o consumo regular de Batata Yacon auxilia na redução do risco de desenvolver Síndrome Metabólica: um conjunto de distúrbios metabólicos que incluem Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Dislipidemias e Obesidade.

2. Auxílio no Combate ao Diabetes Mellitus

Auxiliar no controle glicêmico e tratamento do Diabetes Mellitus, pela presença de Frutanos, que:

1. Fornecem energia a partir de carboidratos leves, saudáveis, sem amido e rico em fibras e água.

2. Contribuem para Equilíbrio Glicêmico: o fato de o organismo não conseguir quebrar as moléculas destes carboidratos torna a absorção dos nutrientes mais lenta, liberando a glicose gradativamente no Sangue, sem exigir grande produção de Insulina pelo Pâncreas. Isso irá contribuir significativamente para equilibrar as taxas de glicose no Sangue (a Glicemia) e, assim, auxiliar no controle do Diabetes Mellitus.

Um Estudo de Caso desenvolvido na Universidade de Franca (UNIFRAN), em São Paulo, demonstrou que o consumo regular de  Batata Yacon associado a uma alimentação balanceada pode auxiliar no controle da Glicemia em portadores de Diabetes Tipo 2, graças à riqueza em Inulina e FOS encontrada em suas raízes, que no organismo age de forma semelhante às fibras solúveis.

3. Controle de Dislipidemias e Proteção Cardiovascular

Auxiliar no controle e tratamento de indivíduos que apresentam alterações de Perfil Lipídico, protegendo seu Sistema Cardiovascular é outra propriedade funcional do Yacon, graças aos Frutanos e ao Potássio:

1. Presença dos Frutanos Inulina e FOS: contribui para reduzir a absorção das gorduras ingeridas, o que  diminui os níveis sanguíneos de Colesterol e Triglicerídios, melhorando o Perfil Lipídico.

2. Riqueza em Potássio: que, além de regulador hidreletrolítico corporal, é vasodilatador, o que contribui para relaxar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do Sangue. Isso é importante para reduzir os riscos de intercorrências ligadas aos distúrbios ateroscleróticos, como Infarto Agudo do Miocárdio (arritmias e isquemias no Coração) e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC: isquemias e “derrames”).

Assim, o consumo regular do Yacon também atua para diminuir os riscos para o desenvolvimento de Doenças Crônicas, como a Hipertensão Arterial e as Doença Cardiovasculares.

4. Promoção da Saúde Intestinal e a Imunidade

Estudos mostram que, as Fibras Prebióticas, como a Inulina e FOS do Yacon, é importante para:

  1. Melhorar o Funcionamento Intestinal;
  2. Garantir a Saúde da Mucosa Intestinal;
  3. Prevenir Doenças Inflamatórias Intestinais;
  4. Potencializar a atuação do Sistema Imunológico.

Isso acontece por que estas fibras combatem o “intestino preso” e estimulam o crescimento e a atividade de Bactérias Benéficas no Cólon, fornecendo-lhes alimentos e contribuindo para sua proliferação em detrimento de bactérias patogênicas, putrefativas e nocivas à Saúde, da seguinte forma:

1. Ao alcançarem o Cólon: essas fibras serão parcial ou totalmente fermentadas pelas bactérias que habitam o Intestino Grosso, onde irão servir-lhes como “alimento”, estimulando a sua proliferação e crescimento; são as Bactérias Probióticas da Flora Intestinal: Bifidubactérias e Lactobacilus.

2. As Bifidubactérias e os Lactobacilus: irão fermentar (alimentar-se) a Inulina e os FOS presentes nas raízes do Yacon e proliferar, aumentando o número de “bactérias do bem” que “moram no Intestino” e gerar alguns produtos, durante a fermentação, denominados Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC).

3. Esses AGCC: irão acidificar o meio intestinal, tornando seu pH mais baixo. Isso é insuportável para as bactérias putrefativas e causadoras de doenças que acabam morrendo e reduzindo de quantidade.

Assim, os AGCC reforçam os Mecanismos Naturais de Defesa do organismo, por promover a Saúde da Mucosa Intestinal, que é a barreira contra infecções. Isso potencializa a Imunidade do organismo todo.

5. Ser um Bom Alimento para Esportistas e Atletas

Por constituir boa fonte de Carboidratos Saudáveis e de Potássio, o consumo de Batata Yacon pode ser muito útil para os praticantes regulares de exercícios físicos, contribuindo para:

1. A Reconstrução Muscular: o que contribui para evitar o aparecimento de câimbras, dores, cansaço e fadiga muscular, após a realização do exercício físico.

2. Melhorar o Desempenho nas Atividades Físicas: por fornecer carboidratos de forma regular e constante para obtenção progressiva de energia, durante a execução de exercícios físicos.

3. Proteção Cardiovascular: graças à riqueza do Yacon em Potássio, que atua como vasodilatador, contribuindo para relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora do fluxo do Sangue. Isso reduz os riscos de intercorrências como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

6. Controle do Peso Corporal e Emagrecimento

Batata Yacon é grande aliada para compor cardápios dos que buscam controle de peso e emagrecimento:

1. Por que as Raízes da Batata Yacon não Armazenam Amido e sim Frutanos: o que faz lhes confere baixo conteúdo calórico, diminuição do apetite, e prolongamento de saciedade.

2. Por ser Rica em Fibras Prebióticas: a Batata Yacon é digerida lentamente, o que contribui para prolongar o tempo de saciedade, uma funcionalidade muito importante para aqueles que buscam controle do apetite e do peso. Isto ocorre por que, ao ser consumido, o Yacon não provoca oscilações bruscas nos níveis de glicose sanguínea e, assim, evita a secreção exagerada de Insulina pelo Pâncreas.

A baixa produção de Insulina impede o aparecimento da fome e evita o acúmulo de gorduras na Região Abdominal, uma vez que estes efeitos são consequência direta da presença deste hormônio no Sangue.

Finalizando, por tudo que foi explicado, a inclusão da Batata Yacon em um cardápio equilibrado é importe não somente para indivíduos Resistentes à Ação da Insulina e Diabéticos, e sim, de todos aqueles que buscam Promover a Saúde e por Qualidade de Vida. Veja aqui: Como Incluir o Yacon no seu cardápio!

Referências...

1. ASAMI, T. et al. Fluctuations of oligofructan contents in tubers of yacon (Polymnia sonchifolia) during growth and storage. Japan Journal Soil Science Plant Nutrition, v. 62, n. 5, p. 621-627, 1991.

2. AYBAR, M. J.; SÁNCHEZ-RIERA, A. N.; GRAU, A.; SÁNCHEZ, S. S. Hypoglycemic effect of the water extract of Smallantus sonchifolius (yacon) leaves in normal and diabetic rats. J Ethnopharmacol. v. 74, n. 2, p. 125-132, 2001.

3. BIEDRZYCKA, E.; BIELECKA, M. Prebiotic effectiveness of fructans of different degrees of polymerization. Trends in Food Science & Technology, v. 15, N. 4, p. 170-175, 2004.

4. CAMPOS, D. et al. Prebiotic effects of yacon (Smallanthus sonchifolius) a source of fructo-oligosaccharides and phenolic compounds with antioxidant activity. Food Chemistry, v. 135, N. 5, p. 1592-1599, 2012.

5. CASTRO, A. et al. Antioxidants in yacon products and effect of long term storage. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 32, n. 3, p. 432-435, 2012.

6. DELZENNE, N. M.; KOK, N. N. Biochemical basis of oligofructoseinduced hypolipidemia in animal models. J Nutr, v. 12, n. 7, p. 1467-1473, 1999.

7. GENTA, S.; CABRERA, W.; HABIB, N.; PONS, J.; CARILLO, I, M.; GRAU, A.; SÁNCHEZ, S. Yacon syrup: beneficial effects on obesity and insulin resistance in humans. Clin Nutr. 2009 v. 28, n. 2, p. 182-187, 2009.

8. OJANSIVU, I.; FERREIRA, C. L.; SALMINEN, S. Yacon, a new source of prebiotic oligosaccharides with a history of safe use. Trends Food Sci Technol, v. 22, n. 1, p. 40-46, 2011.

9. OLIVEIRA, G. O. et al. Improvement of biochemical parameters in type 1 diabetic rats after the roots aqueous extract of yacon (Smallanthus sonchifolius). Food and Chemical Toxicology, v.59, n. 11, p.256-260, 2013.

10. PENHA, V. B. ; CAPARELI, J. ; PELIZER, S. ESTUDO DE CASO: A utilização da batata Yacon para controle dos níveis de glicemia em portadores do diabetes tipo 2.. In: SBAN-Sociedade Brasileira de Alimentação e NutriçãoRev. Nutrire. São Paulo, v. 32. p. 1-435, 2007.

11. SILVA, A. S. S. A raiz da yacon (Smallanthus sonchifollius Poepping & Endlicher) como fonte de fibras alimentares, sua caracterização físico-química, uso na panificação e sua influência na glicemia pós-prandial. 2007. 158f. Tese (Doutorado em Ciência dos Alimentos) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

12. SIMONOVSKA, B. et al. Investigation of phenolic acids in yacon (Smallanthus sonchifolius) leaves and tubers. Journal of Chromatography A, v. 1016, n. 1, p. 89-98, 2003.

13. TOSTES, M. G. V. et al. Yacon effects in immune response and nutritional status of iron and zinc in preschool children. Nutrition, v. 9142, n. 4, p. 666-672, 2014.

14. VALENTOVÁ, K.; ULRICHOVÁ, J. Smallanthus sonchifolius and Lepidium meyenii – prospective Andean crops for the prevention of chronic diseases. Biomedical Papers, v.147, n.2, p.119-130, 2003.

15. VANINI, M. et al. A relação do tubérculo andino yacon com a saúde humana. Ciência Cuidado e Saúde, v. 8, n.3, p. 92-96, 2009.

16. VILHENA, S. M. C. et al. O cultivo do yacon no Brasil. Horticultura Brasileira, v. 18, n. 5, p. 5-8, 2000.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável