Nutrientes Bioativos ou Nutrientes Funcionais

Nutrientes Bioativos, Nutrientes Funcionais ou Fitonutrientessão substâncias químicas biologicamente ativas, presentes exclusivamente em alimentos de origem vegetal.

Estes compostos são produzidos pelo Metabolismo Secundário das plantas para protegê-las contra radiações ultravioletas, poluentes, oxidações e ataques de micro-organismos, insetos e animais.

Diversas pesquisas vêm comprovando que os benefícios e a proteção conferidos aos vegetais se estendem aos seres humanos que consomem, de forma regular, alimentos ricos neste tipo de nutrientes.

Importância dos Nutrientes Bioativos

A Ciência identificou, estudou e descreveu as propriedades funcionais de vários Nutrientes Bioativos presentes em vegetais utilizados como alimentos, temperos, fitoterápicos e chás.

Estudos que descrevem tais nutrientes vêm se intensificando no mundo, realizados por renomados Centros de Saúde, Institutos e Universidades, sendo que a lista de bons resultados cresce a cada dia.

A literatura científica descreve vários benefícios advindos do consumo regular de alimentos vegetais ricos nestes Nutrientes Bioativos, coletivamente denominadas Fitoquímicos, as quais são capazes de proteger também o organismo humano, desde que sejam presença constante em sua alimentação.

Os Nutrientes Bioativos podem desempenhar mais de uma função fisiológica, atuando por mecanismos distintos, protegendo e regenerando as células, promovendo Saúde e prevenindo Doenças Crônicas.

Dentre os principais Fitonutrientes estudados encontram-se clorofila, betacaroteno, licopeno, luteína, isoflavonas, polifenóis e muitos outros, desempenhando várias ações protetoras, dentre as quais:

  1. Ação Antioxidante
  2. Ação Fotoprotetora
  3. Ação Desintoxicante e Carminativa
  4. Ação Anti-inflamatória
  5. Ação Imunomoduladora
  6. Ação Anticarcinogênica
  7. Ação Antimicrobiana
  8. Ação Estrogênica

Classes de Nutrientes Bioativos

Os Nutrientes Bioativos são os pigmentos responsáveis pelas cores vistas nos vegetais, classificados em:

1. Terpenos: Saponinas, Carotenoides, Óleos Essenciais Voláteis;

2. Compostos Heterocíclicos: Clorofilas;

3. Compostos Fenólicos: Monofenóis, Flavonoides, Polifenóis, Antocianinas, Antoxantinas, Taninos;

4. Compostos Nitrogenados: Betalaínas;

5. Compostos Sulfurados: Isotiocianatos Alílicos, Indóis e Sulforafane.

Diferença entre Vitaminas, Minerais e Fitoquímicos

A Nutrição Funcional conferiu aos Nutrientes Bioativos ou Funcionais o “status” de Micronutrientes pertencentes à Classe dos Fitoquímicos, uma vez que estes compostos vêm se tornando, cada vez mais, essenciais à manutenção e promoção da Saúde e à Prevenção de Doenças Crônicas, como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Dislipidemias, Doenças Gastrintestinais, Cardiovasculares e Neurológicas, dentre outras. Por isso, também denominados Nutrientes Funcionais, que podem ser diferenciados em:

1. Vitaminas e Minerais

As Vitaminas e Minerais não fornecem energia ao organismo como os Macronutrientes. Contudo, são Essências à Vida, pois participam de diversas funções vitais para a regulação do Metabolismo e a prevenção de doenças que ocorrem por deficiências e podem levar à morte, como Anemias, Escorbuto, Pelagra, Raquitismo, Beribéri e Desnutrição. Para os Minerais, há também a Função Estrutural, uma vez que estes Micronutrientes participam da estruturação do organismo, através da formação de ossos e dentes.

2. Fitoquímicos

OFitoquímicos também não fornecem energia ao organismo, mas são essenciais à Saúde, pois exercem funções funcionais essenciais para manter, defender e promover a Saúde do corpo, além de atuarem na prevenção contra as Doenças Crônicas tão presentes na sociedade atual.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável